BASF usa videopesquisa na produção de novas campanhas
filed in MTCom on mai.07, 2010
Com o objetivo de ampliar o que já sabe sobre seu público-alvo, a BASF investe em novos métodos de observação da rotina, opiniões e necessidades dos produtores rurais. Entre as mais recentes atividades, está a implantação de uma ampla videopesquisa coordenada pela Brand It!, empresa do Grupo MTCom.
Foram percorridos 15 mil quilômetros, em duas semanas, entrevistando mais de 50 pessoas. Foram visitados 11 municípios de cinco estados brasileiros. Envolvendo uma dezena de profissionais, o trabalho resultou em 50 horas de material bruto, que, depois de editado, gerou dois documentários. Entre outras vantagens, o novo método substitui apontamentos tradicionais de pesquisa pelo discurso real dos entrevistados. Vai além das informações concretas, apresentando a expressão, o tom de voz, os gestos e o contexto de quem está falando; ampliando as possibilidades de análise.
Segundo o coordenador, publicitário Eduardo Meurer, enquanto foram levantadas as necessidades, pode-se perceber a relação do produtor com a BASF e isso ajuda a orientar a gestão da marca. O estudo contemplou quatro diferentes culturas: soja, milho, trigo e café, ampliando o grau de eficiência de campanhas publicitárias desenvolvidas pela e21, outra empresa da MTCom. “Levamos o campo para dentro do Departamento de Marketing, colocando o consumidor frente a frente com os profissionais da empresa”, complementa Eduardo, numa referência à facilidade de disseminação do conteúdo, inclusive dentro da organização.
Os vídeos são importantes, também, para a compreensão do consumidor final – seus valores, necessidades e características – por parte da agência, que utiliza os dados como briefing e material de referência.












Deixe seu palpite