Três dias de trabalho – no campo

Na última semana, para uma de nossas unidades o local de trabalho foi bem diferente. Saímos da frente do computador e fomos para o campo e para longe de Porto Alegre, imergir ainda mais no mundo agro. O núcleo de pesquisa da Brand It! foi até o interior do Estado para conversar com agricultores e entender o dia a dia dos trabalhadores rurais.

Para este trabalho, a equipe aplicou o método de pesquisa Etnográfica, cada vez mais utilizada pela e21, que é aquela que tem por finalidade desvendar a realidade através de uma perspectiva cultural. Com ela, pratica-se:

  • Acompanhamento da rotina de pessoas que fazem parte de certo público de interesse.
  • Exploração de aspectos subjetivos e de cunho emocional.
  • Observação mais espontânea e menos intrusiva.
  • Levantamento de pontos eventualmente negados, ignorados ou velados em outros métodos de pesquisa.

Por isso, conversamos com o Roberto, Diónes, Altemir e Alexandre, moradores e agricultores da região de Passo Fundo e Mato Castelhano. Com eles, a equipe almoçou, foi até o campo, conversou com seus filhos e pode entender – de forma realmente profunda – o universo de quem é produtor rural.

A partir desse contato de três dias de pesquisa, o resultado foram infindáveis insights para otimizar a comunicação dos nossos clientes agro com seus púbicos. A segunda etapa, então, se dá na geração e compreensão dos diferentes perfis de público, bem como apresentar a percepção dos pesquisados sobre questões pontuais que foram perguntadas. De agora em diante? Vem muita ação estratégica pela frente…