e21: Novos gestores para um novo modelo de negócios

Na foto, os novos líderes e21: Na fileira de trás, Piero Barcellos (Conteúdo), Dani Ramos & Fernando Garros (Criação). Na fila do meio, Priscila Abreu (Conexões) Maria Tereza Lima (Atendimento-Design21), Michele Vanzetto (Financeiro); Luana Mello (Atendimento-Indústria); Fernanda Rodrigues (Operações) e Roberta Correa (Atendimento). Sentados, Alexandre Laybauer (Planejamento) e Luciano Vignoli.

 A e21 é uma agência estratégica, que desde sempre acreditou que precisa oferecer a seus clientes soluções criativas muito além da propaganda.

Com um foco em desenvolver um modelo de serviços que explore todo o potencial de geração de conteúdo de marca, que integra o mapa de pontos de contato à jornada de consumo e que conte histórias relevantes a partir de criação de alto nível, a agência promoveu recentemente uma grande alteração em seu quadro de lideranças operacionais e, inclusive, societária.

 “Estamos mudando de verdade. São novos profissionais, novas funções, um novo processo interno, novas tecnologias em análise de dados, novas tecnologias de métricas, tudo para entregarmos muito mais que propagandaEntregarmos negócios, performance e valor aos nossos clientes.” – Afirma Luciano Vignoli – Diretor-Presidente da e21.

 Assim a agência vende algo que tem – e sempre terá – valor:  Inteligência de Negócios.  Isto exige uma mudança completa na operação da agência, pois altera a forma de receber, interpretar e processar cada projeto.

“Nosso princípio é exercitar o pensamento de que é possível processar os trabalhos sempre de formas diferentes, sem um modo único e engessado. Juntar talentos diferentes. Inteligência coletiva. Para conseguirmos novos resultados, realizamos diversos investimentos em ferramentas e tecnologia e apostamos em pessoas. Pessoas liderando equipes de trabalho que fazem a diferença para os clientes.” –Complementa Luciano.

Para tanto, há quase 2 anos a agência iniciou uma série de movimentações para que os clientes enxerguem a e21 como uma parceria solucionadora efetiva.

Para realizar tudo isso, eis o novo quadro de líderes da agência: 

Novo Diretoria de Planejamento

A área de Branding da e21 é agora liderada pelo Diretor de Planejamento Alexandre Laybauer (também presidente do Grupo de Planejamento/RS), um profissional que já está na agência há cerca de 5 anos, organizando toda a dinâmica de pesquisa da agência, bem como o trabalho de diagnóstico de negócios e postura das marcas em seus cenários de mercado, fundamentalmente através da leitura de comportamentos e dados.

Além disso, a área é responsável por explorar novas metodologias de planejamento da agência, exercendo muito mais que a geração de insights para a criação, mas realmente realizando planejamento para negócios.

Nova Diretoria de Conexões

Priscila Abreu – com 8 anos de e21 – é a nova diretora da área, gerenciando o planejamento de mídia on/off line, a gestão do conteúdo da marca, as dinâmicas de social-media, a análise de métricas, a presença web da marca e tecnologia. A área de conexões (uma das áreas que mais cresce na agência nos últimos 2 anos), estuda plataformas, meios e formatos sempre com um forte pensamento de estudar maneiras diferentes e relevantes ao longo da jornada de consumo para contar histórias.

 Nova Diretoria de Operações

Esta é uma área chave na agência, realizando a Gestão de Pessoas & Processos, a cargo agora na nova Diretora Fernanda Rodrigues. A Fernanda – coincidentemente também com 8 anos de agência –  passa a liderar uma área estratégica responsável por oferecer uma experiência superior de atendimento aos clientes, atuando no sentido de medir a qualidade e a assertividade das operações, garantindo que o padrão de atendimento da agência, baseado em Conteúdo-Conexões-Criação seja plenamente cumprido. Tudo isto com a agilidade que o mundo pede, afinal tempo e prazos são artigos de luxo hoje em dia.

Novas Lideranças Criativas

Muitas agências deixaram de ser ambientes que estimulam a criatividade. Mas a e21 acredita que criativos que conhecem em profundidade a seus clientes possuem um campo fértil para explorar o que podemos oferecer de melhor: Criatividade Estratégica. Revisitado o processo criativo, a e21 conta com Daniel Ramos e Fernando Garros como líderes deste novo momento, em que é necessário um storytelling forte, relevante e emocional para as marcas fazerem a diferença no mundo. Criação é a maior riqueza de uma agência. Criatividade Estratégica é marca da e21.

Novas Lideranças de Atendimento

Na e21, os clientes são agrupados em núcleos, por afinidade. Cada núcleo possui uma coordenação de atendimento que, com equipes de executivos de negócios (antes chamados de executivos de atendimento), organizam a entrega diária capaz de impactar de verdade os negócios dos clientes. No Núcleo de Indústria (Dow, Husqvarna, Perto & Digicon), a coordenadora agora é Luana Mello; No Núcleo de Serviços, Moda & Comportamento (Banco PAN, Salton, Brandili), a coordenadora é Roberta Correa; No Núcleo Agro (Massey-Ferguson, Kepler Weber e um novo grande cliente já em operação, mas aguardando anúncio oficial), a coordenação está sendo revista, a cargo hoje de Luciano Vignoli, diretamente.  No Núcleo de Design (Colégio Notarial Brasileiro, Higiban, jobs para Vígnis, Nissan, Instamed, Quimicamar, Adama, etc.) a coordenação é de Maria Tereza Lima.

Nova Liderança numa nova área: Conteúdo

Piero Barcellos é o novo coordenador de uma área na qual a agência aposta muito: Conteúdo. Com um time multidisciplinar que reúne jornalistas, RPs, designers e que certamente terá uma composição ainda mais diversa (pois a agência desenvolverá um núcleo de produção de conteúdo), esta área é responsável por toda a produção de conteúdo dos clientes da agência, tanto para redes sociais, quanto para conteúdos técnicos (inbound) e redes sociais.

 Nova Liderança no Administrativo-Financeiro

Michele Vanzetto, assume a gerência da área, desenvolvendo um modelo de operação de controladoria dinâmica, que vai muito além das rotinas e atingindo um processo de visão de futuro, preditivo e projetivo.

Nova composição societária

Diante deste quadro geral de mudanças, Alberto Meneghetti deixa a sociedade e Ubiratan Fontoura, antes sócio das unidades de Consultoria da agência, agora passa a ser sócio-diretor da e21, responsável pela área de novos negócios.

“Estamos com um jeito novo de entregar um produto consagrado na e21: Criatividade Estratégica. Somos parceiros de negócios de nossos clientes, somos solucionadores, e o volume de empresas interessadas em nossas soluções aumenta a cada dia. Terei o prazer de enunciar novos projetos e clientes em breve.” – Afirma Ubiratan

Orquestrar em convergência toda essa gama de expertises é para Luciano apenas o começo de da jornada.

“Manter todos os nossos líderes inspirados e orientados para a direção da geração de performance aos clientes é nossa maior missão. Trazer as equipes para trabalhar desta forma multidisciplinar é o que apostamos. Tornar esta integração mais ágil e sinérgica é nosso verdadeiro trabalho.” – Finaliza Luciano.