Brand It! mapeia o perfil dos profissionais de obra em estudo para a Votorantim Cimentos

Desde que a e21 conquistou a conta nacional de produtos da Votorantim Cimentos, o trabalho na agência está em ritmo muito intenso. Um exemplo disto é o trabalho integrado que nossas áreas de planejamento e pesquisa estão fazendo já para o cliente. E, para dar início à definição das estratégias de comunicação, partimos de um ponto-chave: conhecer um dos principais públicos envolvidos na decisão de compra de alguns produtos da companhia.

Aqui está atuando a Brand It!, empresa de inteligência mercadológica associada à e21, que realiza pesquisas de percepção e analisa profundamente o universo das marcas. A pesquisa “Pedreiro de Corpo e Alma” buscou mapear o perfil psicográfico e o arquétipo desse importante consumidor de cimentos: o profissional de obra.

foto_pedreiroO projeto se propôs a identificar quem são, o que pensam e o que sentem esses profissionais. Para isso, foram aplicadas duas técnicas: Entrevistas em Profundidade, realizadas individualmente, e Etnografia & Observação Participante, etapa esta em que o grupo de pesquisadores acompanhou o cotidiano de pedreiros e mestres de obra nas cidades de São Paulo, Recife, Brasília e Porto Alegre.

Durante a realização do estudo, os pesquisadores da Brand It! estiveram nas residências, observaram a rotina de trabalho, os momentos junto à família e colegas, a fim de compreender, com profundidade, a essência dessas pessoas. A Brand It! quis saber, efetivamente, o que se passa em suas mentes e corações, o que os motiva, quais são suas crenças e valores, e como veem o mundo.

Junto à pesquisa com pedreiros, os pesquisadores da Brand It! também visitaram pontos de venda nas 4 praças citadas e acompanharam a atuação dos vendedores da Votorantim Cimentos. Nessa etapa, o objetivo foi realizar uma verdadeira imersão para o conhecimento dos mercados locais.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Kesi Medeiros, os resultados do estudo já estão servindo de base para um trabalho integrado entre cliente e agência, contribuindo de forma decisiva para a identificação de insights estratégicos e para a construção dos projetos de comunicação para os produtos da Votorantim Cimentos. “Com essa pesquisa, temos um material muito rico que certamente ainda irá contribuir muito para a definição das ações de comunicação. As conclusões do estudo permitem traçar estratégias que vão ao encontro da visão de mundo, das características psicográficas, valores, necessidades e expectativas desse público tão especial para a marca”, explica.

O trabalho da Brand It! é apenas a etapa inicial da grande plataforma de comunicação coordenada pela e21 para os produtos da Votorantim Cimentos. Ele prossegue com o desenvolvimento de campanhas e projetos que ganharão as ruas em breve.