BASF Agro une agricultura e música clássica no lançamento do fungicida Orkestra™ SC

No filme de lançamento, uma orquestra no campo reproduz obra de Vivaldi, dando o tom de uma nova era de fungicidas para o cultivo da soja.

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A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, depois de patrocinar a escola de samba Unidos de Vila Isabel, grande vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro, no início de 2013, mostra que continua em sintonia com o universo musical no lançamento do fungicida Orkestra™ SC. Na campanha de publicidade, criada pela e21, agência de publicidade de Porto Alegre, agricultura e música clássica foram os elementos escolhidos para entoar os benefícios de uma nova era de fungicidas para o agricultor brasileiro.

O produto Orkestra™ SC, primeiro fungicida da classe das Carboxamidas, apresenta-se para o mercado como uma tecnologia inovadora para o controle de doenças fúngicas nas lavouras. Para interpretar o impacto deste lançamento e a dimensão do produto, a e21 buscou inspiração diretamente no naming da marca e levou uma orquestra de verdade para o campo.

Seja nas mensagens do filme – “a sintonia de um amplo espectro de doenças” ou “a harmonia de uma solução inovadora” – como nos músicos ambientados na plantação, nas notas musicais que adornam os anúncios ou na perfeição do concerto “Inverno”, da obra “Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, o conceito “A produtividade é música para seus ouvidos” pretende tocar o agricultor brasileiro pelo storytelling presente nas peças eletrônicas, gráficas e digitais.

O filme de lançamento da campanha representa a ação da tecnologia de Orkestra™ SC na cultura da soja.

Uma orquestra no campo

Criado pela e21 em parceria com as produtoras Mythago Produções e Radioativa, o filme do fungicida Orkestra™ SC é a principal peça da campanha publicitária.

Entre imagens do campo e do agricultor, a cena mais emblemática da campanha é composta por músicos da Universidade Unisinos, de São Leopoldo (RS). Com a intenção de transparecer naturalidade, fazendo jus à trilha sonora, produzida pela equipe da Radioativa Produtora, em estúdio, os músicos saíram a campo para tocar a obra de Vivaldi durante um dia de gravações, regidos pelo maestro Evandro Matté.

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Enquanto nas filmagens era preciso ter um volume mínimo de músicos para a formação de uma orquestra, no estúdio as gravações foram feitas aos pares, com a sobreposição de cordas. “Não poderíamos utilizar samples (sons pré-gravados) para esta adaptação, pois o solo do violino é a parte principal do concerto e exige um músico experiente. Para a nossa sorte, o violinista Flávio Cunha, que tem uma brilhante carreira internacional, estava no Brasil e topou participar das gravações”, contou Carina Donida, produtora musical da Radioativa.

Flávio era a peça que faltava para a plena reprodução da obra. Com ele, outros cinco músicos tiveram a difícil missão de tocar o concerto “Inverno”, de Vivaldi, em apenas 60 segundos, gravando em duplas, canal por canal. A tarefa de adaptação dos tempos musicais das frases e dos temas ficou a cargo do renomado maestro Vagner Cunha, irmão de Flávio. “Ficou tudo em família”, brincou Carina.

Tarcísio Filho, a voz dos últimos filmes da BASF Agro no Brasil, foi escolhido mais uma vez para fazer a locução, entoando as qualidades do novo produto em sintonia perfeita com a trilha de Vivaldi e as imagens do campo.

A escolha do maestro, o agricultor brasileiro

O agricultor, maestro de toda a produtividade no campo, é o protagonista da campanha.

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Envolvido pelos signos musicais representados por pautas de partituras e notas em 3D, o personagem é a peça-chave para representar o “tom de uma nova era de fungicidas na lavoura”. De acordo com Mocita Fagundes,diretora de cena da Mythago, a produção não poderia usar banco de imagens, pois o objetivo era identificar e refletir a personalidade do agricultor brasileiro, em suas mais variadas culturas, colocando o carinho e o cuidado com o trabalho como traços do perfil do homem do campo.

Um dos maiores desafios, segundo ela, foi representar uma visão única do produtor rural, levando em conta a multiplicidade cultural do Brasil e costumes que mudam de acordo com a região. Para isso, foi preciso vivenciar e adaptar as filmagens às manifestações locais. “Por intermédio dos agentes de comunicação da BASF, que têm uma relação muito próxima com o agricultor, visitamos diversas lavouras e sempre fomos muito bem recebidos. Foi uma experiência incrível vislumbrar o cotidiano destes profissionais que, inclusive, contribuíram com as filmagens, nos ajudando a entender as suas rotinas. Alguns influenciaram até na escolha do figurino.”, conta Mocita.

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Como todas gravações eram externas, a equipe ainda precisou se preocupar com o fator “clima”. “Fomos dos 2º aos 40º. Tivemos que adaptar o cronograma por causa do tempo, que acabou, algumas vezes, atrasando a produção e nos fazendo até trocar de lavoura e buscar rapidamente novas soluções.”, relembra.

Ao todo, foram 20 dias de filmagens. Para a captação do material de vídeo, a equipe da Mythago percorreu diversas fazendas pelo Brasil, passando por estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

O objetivo foi recolher um material de vídeo rico em detalhes e próximo da realidade do agricultor brasileiro, representando os diferentes cultivos atendidos pelo fungicida Orkestra™ SC.

Fotos do making of cedidas pela Mythago Produções.