Araupel divulga nota em jornais do Paraná que alerta para risco de invasão de propriedade da empresa pelo MST

nota_de_esclarecimento

A Araupel – cliente da Design21 e da e21 – publicou na última quarta-feira (14/05) em veículos de mídia impressa do Paraná, nota de esclarecimento sobre uma possível invasão à propriedade da empresa por integrantes do Movimento Sem-Terra na cidade de Quedas do Iguaçu (PR).

A nota adverte que uma possível invasão poderá colocar em risco as operações da empresa, causando grande prejuízo social à região, afetando diretamente empregos e benefícios oferecidos aos colaboradores e suas famílias.

Ao final do texto, a empresa lamenta a ação de indivíduos que usam a boa fé dos cidadãos para encobrir a intenção de obter gratuitamente terras produtivas. A empresa destaca, ainda, que recentemente dois terços da área da Araupel foram desapropriados para fins de reforma agrária.

A Design21 e a e21 produziram recentemente uma campanha institucional-corporativa enfatizando a importância da empresa para as comunidades onde atua, veiculada em rádio, jornal e televisão.

Esta campanha teve ampla repercussão nas cidades e despertou um grande orgulho de pertencimento junto aos colaboradores.

Tudo isto, agora, está ameaçado.

Álvaro Dias alerta para possível invasão em pronunciamento no Senado Federal 

Plenário do SenadoA possibilidade de ocupação das terras da Araupel pelo MST foi assunto do pronunciamento feito pelo Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) na tarde de terça-feira (13/05), no plenário do Senado Federal.

Dias pediu ao Governo Federal que se mantenha vigilante em relação à situação na região e solicitou providências ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Ministério de Desenvolvimento Agrário para a solução do impasse.

O Senador disse, ainda que, caso a invasão venha a ocorrer, a economia local será afetada, visto que 20% da população local depende diretamente da empresa.

Clique aqui e veja o discurso na íntegra

Sobre a Araupel

Pioneira no Brasil na tecnologia finger joint, a Araupel é uma empresa 100% brasileira que desde 1972 vem desenvolvendo atividades voltadas para o setor de reflorestamento e beneficiamento de produtos de alto valor agregado em madeira.

Com unidade industrial no município de Quedas do Iguaçu, a Araupel administra aproximadamente 30 mil hectares de terra distribuídos entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, totalizando 14 mil e 500 hectares de terras reflorestadas com pinus e eucaliptos, sendo este em menor escala, madeiras que servem de suporte à indústria.

A Araupel é uma empresa de categoria internacional reconhecida por seus critérios de atenção e qualidade. A empresa está voltada para a produção de molduras, componentes de porta, de móveis, de escadas,  roda-pés e roda-forros, produtos que compõem um catálogo com mais de 3 mil modelos à escolha do cliente.